Murilo Antunes
Flávio Henrique (in memoriam)

Origem
No ano 2000, o poeta e compositor Murilo Antunes elaborou com o seu parceiro Flávio Henrique, a ideia de homenagear por meio da música, várias pessoas que nasceram ou desenvolveram sua arte e ofício nas terras mineiras. Escolheram um poeta, dois literatos, um historiador, um arquiteto escultor, um cineasta, um pintor modernista, um fotógrafo e ambientalista e um naturalista. Por ser compositor, não poderia deixar de homenagear o talento do mentor do Clube da Esquina, do qual ele também faz parte, Milton Nascimento.
Todos os escolhidos são pessoas notáveis que alcançaram reconhecimento internacional e tiveram Minas como sua fonte primeva de inspiração. No entanto, antes que conseguissem executar este projeto, aconteceu o fatídico falecimento de Flávio Henrique.
Agora, 20 anos depois, quando Minas está completando 300 anos, consideramos ser o momento ideal para levar a cabo as homenagens previstas. Para completar o repertório, importantes compositores foram convidados: Geraldo Vianna, Nivaldo Ornelas e Tavinho Moura.
Assim preserva-se a continuidade musical compatível com a riqueza do projeto.
Homenageados
DOUTOR LUND – Peter Wilhelm Lund
A música: MAYABÊ IPÓ CORI (Não Sei O Que Será) (cantada em tupi-guarani)
Murilo Antunes e Flávio Henrique
Naturalista Dinamarquês do século XIX. Mudou-se para o Brasil em 1833. Morreu em Lagoa Santa, depois de explorar cavernas e descobrir vestígios do famoso Homem de Lagoa Santa.
Foi o fundador da paleontologia no Brasil.
ANTONIO FRANCISCO LISBOA-O ALEIJADINHO
A Música: MÃOS DE OURO
Murilo Antunes e Flávio Henrique
Nasceu em Vila Rica, em 1730. Foi escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial. Criador do maior conjunto de obras do barroco/rococó brasileiro. Suas obras estão em Ouro Preto, Mariana, São João del Rey, Tiradentes, Sabará, Morro Grande e Congonhas.
JOÃO GUIMARÃES ROSA
A Música: JOÃO ROSA
Murilo Antunes e Nivaldo Ornelas
Filho de Cordisburgo. Considerado um dos maiores expoentes da nossa literatura, descreveu o sertão e o sertanejo de uma forma original e tornou-se referência mundial para Minas e o Brasil. Escreveu obras-primas consagradas pelo público e pela crítica. Entre elas, “Grande Sertão: Veredas” e “Sagarana”.
DARCY RIBEIRO
A Música: MAXACALI
Murilo Antunes e Tavinho Moura
Antropólogo, Historiador, Sociólogo, Escritor e Político. Nasceu em Montes Claros e ficou conhecido em todo o Brasil por seus estudos e convivência com os indígenas. Brilhou também na Educação, fundador que é da Universidade de Brasília. Defensor da identidade latino-americana, escreveu romances, ensaios, obras de etnologia e antropologia.
Composições
7 das 10 músicas são compostas por MURILO ANTUNES e FLÁVIO HENRIQUE, notável arranjador, cantor, compositor, tecladista e pianista brasileiro, falecido em 2018. Ele tem obras marcantes interpretadas por grandes brasileiros, como Milton Nascimento e Ney Matogrosso. Foi presidente da Empresa Mineira de Comunicação, nos últimos anos de vida. As três composições subsequentes são da autoria de Murilo Antunes em parceria com Tavinho Moura, Nivaldo Ornelas e Geraldo Vianna.
O Projeto
Os notáveis homenageados neste projeto ainda não foram citados nas comemorações dos 300 anos de Minas Gerais, completados em 2020.
As 10 personalidades nasceram em Minas, ou forjaram suas criações entre as montanhas. Mas, não existem registros virtuais que os mostrem em conjunto.
Salientamos a integração entre música, arquitetura, literatura, cinema, fotografia, antropologia e história. Indo além, abordamos a defesa do meio ambiente (Sebastião Salgado), das tribos indígenas brasileiras (Darci Ribeiro), e nos alinhamos à luta contra o preconceito racial (Conceição Evaristo).
Citamos o Homem de Lagoa Santa, fóssil descoberto por Dr. Lund; vislumbramos a obra magnífica do Aleijadinho e o pioneirismo imagético de Humberto Mauro; visitamos a originalidade de Guimarães Rosa e a modernidade pictórica de Guignard, até nos rendermos à grandeza da poesia e da música de Drummond e Milton Nascimento.
(O autor do projeto é poeta e letrista integrante do Clube da Esquina, outro tesouro de Minas.)
Ao exibir os vídeos e apresentar canções modernas sobre “valores” atemporais, contribuímos para a formação de novas gerações e plateias, conectando redes e territórios diversos. Por serem jovens e atuantes no mercado da música, os intérpretes, contribuirão para atrair novos públicos e sedimentar outros. Ademais, o assunto é culturalmente importante e necessário.
O projeto, contribui com o fomento do ecossistema musical e demais áreas envolvidas. A equipe criteriosamente constituída, segue os princípios de inclusão, diversidade e representatividade, com participação de iniciantes e consagrados.
Algumas Músicas




Especialistas Convidados
(Videoaulas)
Guimarães Rosa
Jacyntho Lins Brandão - Membro do Comitê Científico do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares, é graduado em Letras pela UFMG (1977) e doutor em Letras (Letras Clássicas) pela USP (1992). É professor titular de Língua e Literatura Grega da Universidade de Letras da UFMG. Na mesma Universidade, foi Diretor da Faculdade de Letras (1990-1994 e 2006-2010) e Vice-Reitor (1994-1998). É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos.
Conceição Evaristo
Marcia Maria Cruz - Doutora pelo Programa de Ciência Política da UFMG. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social pela mesma universidade. Realizou intercâmbio no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da UFBA, onde ampliou estudos sobre internet e política. Jornalista pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, é repórter do jornal Estado de Minas desde 2007. Foi professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Una. Publicou o livro “MORRO DO PAPAGAIO” e outros.
Darcy Ribeiro
Renato Caporalli - Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (1978), mestrado em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (1990) e doutorado pela ECOLE DES HAUTES ETUDES EN SCIENCES SOCIALES DE PARIS (1993). Vários artigos já publicados sobre ciências sociais.
Aleijadinho
Maria Regina Reis Ramos - Sócia fundadora do Grupo Oficina de Restauro, tem extensa formação em história da arte e restauração. Com vasta experiência em patrimônio cultural, atuou nos órgãos responsáveis por sua conservação na Bahia e em Minas Gerais e publicou diversos trabalhos na área.
Sebastião Salgado
Heloisa Starling - Historiadora e cientista política, é professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autora de, entre outros, Os senhores das gerais (1986), Lembranças do Brasil (1999), Brasil: Uma biografia (2015), com Lilia Moritz Schwarcz, e República e democracia: Impasses do Brasil contemporâneo (2017).
Milton Nascimento
Chico Amaral - Em 2013 lançou o livro A música de Milton Nascimento, escrito após longas entrevistas e estudos sobre a obra do fundador do Clube da Esquina. Chico Amaral é saxofonista e letrista. É parceiro do Skank, Milton Nascimento, Ed Motta, Lô Borges, Beto Guedes, Erasmo Carlos e Juarez Moreira, entre muitos outros. Tem composições gravadas por grandes intérpretes da música brasileira.
Carlos Drummond de Andrade
Lucas Guimaraens - Poeta, ensaísta, tradutor e produtor cultural, atualmente gestor do Expominas e Mineiraria. Publicou poemas em diversas antologias, periódicos e revistas tendo recebido alguns prêmios literários. Possui 3 livros de poesia e um livro de filosofia lançados no Brasil e no exterior. É também curador de eventos literários.
Alberto Da Veiga Guignard
Yara Tupynambá - Reconhecida pintora, gravurista, desenhista, muralista e professora. Foi aluna de Guignard em meados do século passado. Foi escolhida pela crítica diversas vezes como destaque das artes. Carlos Drummond de Andrade escreveu sobre ela o poema Exposição sobre a artista.
Humberto Mauro
Helvécio Ratton - Cineasta, estreou na direção com o documentário Em Nome da Razão. Dirigiu filmes para o público infantil e adulto: O Menino Maluquinho, Elixir do Pajé, Batismo de Sangue, entre outros. Premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Seu documentário O Mineiro e o Queijo ajudou a mudar a história do queijo minas, considerado patrimônio cultural mas, na época, ainda era proibido de circular no Brasil.
Dr. Peter Lund
Castro Cartelle - Graduado em Ciências, mestrado em Geociências e doutorado em Morfologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Atualmente é curador da coleção de paleontologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Autores do Projeto

Flávio Henrique (in memoriam)
“Aos olhos e ouvidos atentos de todos nós, Flávio Henrique superou a fase de ser um talento consistente para se transformar em um dos maiores compositores da música popular brasileira atual. O caminho dele é o da beleza conquistada com harmonia e melodias não usuais, surpreendentes, arrepiantes. Ouvir sua música é descobrir prazer, conhecer rumos sonoros que nos trazem felicidade estética.”
(Fernando Brant)

Murilo Antunes
É um dos letristas reconhecidos do Clube da Esquina.
Começou a compor aos 18 anos e, hoje, aos 70, tem mais de 300 músicas gravadas. É parceiro de compositores de várias gerações da MPB.
Como poeta, publicou 3 livros em edições esgotadas: “O Gavião e a Serpente” (1979), “Musamúsica”(1990), “Breve Balada para Viola e Sangue” (Caravana Grupo Editorial 2020), além de diversas publicações em revistas e jornais literários. Faz regularmente apresentações de poesia e música, com reconhecimento do público e da crítica.
Síntese do Projeto
